Padel o que é?

 O que é?

Padel é um desporto de raquete praticado em pares. Tem um sistema de jogo semelhante ao ténis, onde os jogadores têm de passar a bola por cima da rede, tendo obrigatoriamente de acertar no campo adversário.

Campo de Padel
Campo de Padel Azul

Dimensões do Campo Padel

O terreno de jogo é cercado de vidros e uma rede metálica, com 10m de largura e 20m de comprimento, sendo dividido por uma rede similar á do ténis no centro, de 0.88 metros de altura.

A altura do vidro e rede metálica que cercam o campo de padel varia entre 4m e 3m, dependendo da zona.

Ao contrário do que a Wikipédia diz,  a bola não é a igual á do ténis, apesar da mesma aparência, as bolas de padel têm menor pressão, que resulta num ressalto diferente.

História do Padel

Começamos pela historia do Padel, e sua origem, tudo começa em Acapulco México na década de 60, quando o empresário mexicano Enrique Corcuera decide adaptar um terreno da sua propriedade.

Enrique decide então montar muros á volta desse campo para impedir que a vegetação invada o campo.

Primeiro Campo de padel
Primeiro Campo de Padel

Anos depois, em 1974, Alfonso de Hohenlohe viajou para o México convidado por seu amigo Enrique. Durante a sua estadia, este interessa-se na prática deste estranho desporto.

O entusiasmo por este novo desporto foi imediato. Quando volta a Espanha, depois de analisar e refinar alguns detalhes, ele constrói os dois primeiros campos no Marbella Club. Assim, a história do Padel começa em Espanha.

Na vizinha Espanha, o grande motor de desenvolvimento da modalidade, estima-se que existam mais de 5 milhões de praticantes

Padel em Portugal

Só em meados do ano 2000 é que o padel ganha alguma expressão, com a inauguração de 2 campos em Vila Real de S.Aº e 3 campos na Quinta da Marinha.

A grande figura do padel português é Miguel Oliveira,  com o ranking  66 no World Padel Tour.

No Estrella Damm Alicante Open 2019, ficou pelos 16 avos de final, pode ver os vídeos desta competição aqui

De acordo com o DN, A modalidade está em crescimento em Portugal, estimando-se que o número de praticantes esteja a aumentar na ordem dos 80% a cada ano, perfazendo já um total de cem mil. 

O que é necessário para começar jogar?

Raquete e bolas de padel
Raquete e bolas de padel

Para começar não é preciso ter raquete e bolas, apenas equipamento normal para desporto, um parceiro e uma dupla adversária.

Apenas para começar a jogar pelo preço de 1 euro/ pessoa ou gratuito o campo de padel fornece raquete e bolas. Porém a um nível mais avançado é necessário comprar uma raquete e bolas para se ter maior estabilidade ao jogar sempre com a mesma raquete.

Aqui pode ver a lista dos 10 melhores Campos de Padel no Porto, com contactos, link para reserva e preço de aluguer de campos / raquetes.

Sistema de Pontuação

A pontuação e as regras são muito semelhantes ao ténis. A principal diferença é que, no padel o golpe da bola durante o serviço é feito por baixo.

As bolas podem ser devolvidas depois de saltar as paredes de vidro, como no squash. As regras permitem o uso das paredes laterais e traseiras, o que significa que o comprimento dos pontos é maior do que em uma partida de Ténis. Os pontos são ganhos mais pela estratégia do que pela força.

Partida, set e jogo ( Game, set and match)

Uma partida de padel é composta de sets . O primeiro a ganhar 3 sets é o vencedor. Cada set é composto por jogos. Em cada jogo há um jogador que serve, que está alternando. Por sua vez, os jogos são compostos por pontos, que são 15, 30 e 40.

Pontuacao de padel gif
Pontuação de padel

O primeiro a vencer 6 jogos com uma diferença mínima de 2 em relação ao seu adversário é o vencedor do set; no caso de nenhum dos dois jogadores ou equipas ter uma vantagem de dois jogos quando eles atingirem seis o primeiro que marcar uma diferença de 2 pontos ou mais ganha o set.

Pontuação

A pontuação dos pontos é bastante específica: quando um jogador ganha seu primeiro ponto, sua pontuação é 15, quando ele ganha 2 pontos, 30, e quando ele ganha 3 pontos, 40.

Por exemplo, se o servidor desse jogo ganhou 3 pontos e o receptor 1 ponto, a pontuação é 40-15. A pontuação do servidor é sempre nomeada primeiro. Quando ambos os jogadores empatam aos 40, é dito que há vantagem nula ou “igual”.

O primeiro jogador ou equipe que ganhar um ponto após o empate atinge uma “vantagem” e, no caso de ganhar o próximo ponto, ganha o jogo, caso contrário ele volta a vantagem nula até que a diferença de dois é alcançada pontos.

O jogador que ganha o set é aquele que consegue fazer 6 jogos, com uma diferença de 2, ou 7, se houver um empate a 5-5 . No caso de um jogador atingir 6 jogos.

No caso de atingir 6-6 disputa-se um tiebreak

Ver regras 7 de padel

Tiebreak

O resultado teria que ser jogado é decidido por pontos correlativo (1-0, 2-0, 3-0, etc.) até atingir 7 pontos, com uma diferença de 2. Se você atingir 7 pontos sem uma diferença de 2 (por exemplo: 7-6) , o jogo continuará até que um dos dois jogadores consiga essa diferença e ganhe o set. A pontuação de um set que tenha sido decidida no tiebreak será de 7-6, acompanhada de forma breve pelo número de pontos obtidos pelo perdedor do mesmo entre parênteses. P. ex. se o jogador perder o jogo decisivo por 7-3, a pontuação do set será: 7-6 (3)

Benefícios do padel

Este grande desporto que é o padel, confere uma série de benefícios emocionais e físicos que são realmente interessantes:

  • Tonifica os músculos – Ao estar em constante movimento é um exercício que tonifica o corpo em geral, mas em especial as pernas, por se ter que 
  • Perda de peso – Como qualquer exercício físico intenso, ao queimar calorias perde se algum peso, em média um jogo de padel queima 500 Kcal
  • Espírito competitivo e de ‘‘fair play’’ – Como grande parte dos jogos são realizados entre amigos e conhecidos, o mau perder é algo que tem que ser controlado, e de uma forma ou outra as pessoas vão aprendendo a perder e ganhar, e acima de tudo desfrutar do tempo em campo
  • Dormir melhor – Com o libertar das energias no campo,  é um desporto por vezes muito cansativo ajudando a dormir (muito) melhor
  • Desporto para todos –  O padel na minha opinião é um desporto que não tem sexo ou idade, vejo sendo praticado por mulheres e homens de qualquer idade e a alto nível.

Apesar do Padel ser um desporto muito fácil para iniciar, para alguém se tornar um mestre é preciso dedicação e esforço, como se costuma dizer:

”Um minuto para aprender, uma vida para aperfeiçoar”

5 (100%) 51 vote[s]

2 thoughts on “Padel o que é?

  • Maio 31, 2019 at 9:23 am
    Permalink

    Posso confirmar que durmo muito melhor depois de uma sessão de 1h30 de padel

    Reply
  • Junho 3, 2019 at 3:40 pm
    Permalink

    Adoro e acompanho o site. Excelente trabalho

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *