6 Dúvidas nas Regras de Padel

Já todos discutimos sobre regras de padel, ou de qualquer outro jogo, por vezes a interpretação destas torna-se subjectivo, levando a diferentes leituras da mesma regra.

Contudo no Padel Pro vamos desmistificar alguns dos mitos e grande dúvidas nas regras de padel, de acordo com o regulamento dísponível na Federação Portuguesa de Padel.

1. A bola pode ultrapassar a cintura no serviço?

Resposta:A bola no serviço nunca pode ultrapassar a cintura no momento do impacto.

Altura máxima serviço Regras de Padel
Altura Máxima Serviço

Segundo as regras da Federação Portuguesa de Padel:

Regra 6 – Serviço d) No momento em que bater na bola, esta terá que estar a uma altura igual ou inferior à cintura do jogador 

Consequência: É considerado falta no serviço caso a bola ultrapasse a linha da cintura no momento de impacto


2. Posso passar a raquete para o campo adversário?

Resposta: Sim, apenas em uma situação específica, quando a bola vem da parede no nosso próprio campo, ou caiu perto da rede e fez um enorme efeito.

A Federação Portuguesa de Padel explica:

Regra 14 – Devolução correcta g) Se a bola depois de bater no próprio campo volta para o campo do adversário e é golpeada nesse lado, sempre e quando o jogador ou alguma parte da sua roupa ou raquete não tenha tocado na rede, postes ou no campo adversário e a bola cumpra o disposto nos pontos a) e f)

Consequência: Caso um jogador passe com a raquete de padel por cima da rede sem ser nesta situação é considerado ponto para a equipa contrária.


3.Bola pode bater duas vezes no serviço?

Resposta: Sim pode, em qualquer situação se a bola bater duas vezes no nosso campo, é ponto para a equipa adversária.

Regra 8 – A Resposta – Caso 2 – Se a bola bate duas vezes seguidas dentro do quadrado de serviço, ainda que entre os ressaltos a bola bata na parede, o ponto é para o par que serviu

Serviço Amortie - Dúvidas Regras de Padel

Consequência: Não é falta, perde o ponto a equipa que deixa a bola bater duas vezes


4. O que acontece se a bola bate na esquina entre a malha lateral e o vidro no serviço?

Resposta: Depende, se a bola voltar na direção do servidor, será falta (-90º), caso a bola faca um grau de 90 ou superior, será considerado valido o serviço. (Ver imagem)

Regra 8 – A Resposta Caso 1 -Nos campos  onde possam existir algumas saliências na junção do vidro com a malha lateral (não estando estas totalmente alinhadas), quando a bola ressalte nessa junção, o serviço só será válido se a bola avançar para lá da linha imaginária de um ângulo de 90º formado a partir da parede lateral ao nível da junção. Isto é, se a bola seguir em direcção à parede do fundo, o ponto segue. Se a bola voltar para trás ou para o lado mas não passar o nível da junção, considera-se falta

Consequência: Neste caso a Federação Portuguesa de Padel é clara, a bola se vier para trás quando bate na esquina, é falta.


Ver também 7 Regras Básicas de Padel para Começar a Jogar


5. Ganho o ponto se a bola bate em outra bola no chão?

Resposta: Não, caso isso aconteça o jogo deve prosseguir normalmente com a bola que estava em jogo, com a ressalva que se a outra bola que já estava no chão for pontapeada e bater na rede, perde-se o ponto.

Regra 14 – Devolução Correcta f) se a bola bate num objecto estranho no solo do campo adversário, a devolução é correcta

Consequência: O ponto continua


6. Jogador pode servir no ”meio” do campo?

Resposta: Não, o jogador só pode servir atrás da linha de serviço e em toda a área directamente em frente desta, não podendo tocar na linha de serviço ou na linha imaginária que prolonga da linha central.

Regra 6 – O Serviço c) O jogador não poderá tocar com os pés nem na linha de serviço, nem no prolongamento imaginário da linha central dos quadrados de serviço.

Consequência: Falta no Serviço É considerada falta no serviço se: a) o jogador que serve infringir o disposto na regra 6, pontos a) a f)


Com este post espero resolver algumas das dúvidas das regras de padel que mais surgem. 

Tens mais alguma dúvida? Comenta aqui que adicionarei num futuro post!

8 thoughts on “6 Dúvidas nas Regras de Padel

  • Junho 3, 2019 at 3:22 pm
    Permalink

    Viemos aqui resolver o problema da ”Bola pode bater duas vezes no serviço?”
    Jogamos durante muito tempo a considerar que quando a bola bate 2 vezes, é considerado falta, mas agora está esclarecido!

    Reply
  • Junho 3, 2019 at 3:38 pm
    Permalink

    Bom site, parabéns.

    Reply
  • Novembro 15, 2019 at 12:37 pm
    Permalink

    Bom dia.

    Onde será possível consultar as regras para resposta relativamente ao posicionamento dos jogadores?

    No fundo, queria saber quem deve responder segundo o posicionamento dos jogadores perante uma bola que cai nos locais que podem gerar alguma indefinição (meio do campo, é o exemplo mais típico).

    Obrigado.

    Reply
    • Novembro 17, 2019 at 3:15 pm
      Permalink

      Bom dia Miguel Osório,
      Aquando de receber o serviço só o jogador que recebe o serviço pode responder.
      Regra geral cada jogador fica com a sua metade do campo correspondente, porém quem joga com a direita(mão dominante) no meio tem um raio de ação um bocado maior, sendo que em vez de acabar no meio campo, tem cerca de mais 1 metro de zona de ação.
      Isto porque jogar uma direita é mais eficaz e menos arriscado que uma esquerda.
      É essencial a comunicação no padel, acordar as zonas de ação a priori e durante os pontos falar, e dizer minha ou tua, faz toda a diferença.

      Bons jogos.

      Reply
  • Junho 28, 2020 at 3:27 pm
    Permalink

    Quando é considerado net?

    Reply
  • Junho 28, 2020 at 5:45 pm
    Permalink

    Olá Bruno Caldeira
    É considerado net quando durante o serviço a bola bate na rede(no meio do campo) e cai no campo adversário no retangulo onde erasuposto estar a servir o jogador. Caso a bola bata nesta rede, no quadrado de serviço correspondente, e bata na malha metálica lateral já nao é considerado net.
    No fundo net é quando o serviço é válido, mas bateu na rede. Repete-se esse serviço e diz se net

    Reply
  • Julho 16, 2020 at 11:16 am
    Permalink

    Muito obrigado pelo vosso post. Esclarece muitas dúvidas que vamos tendo durante os nossos jogos amadores. Tenho mais algumas dúvidas que agradecia esclarecimento:
    1) Na variante 2 de campo, caso a bola toque na rede extra é considerado ressalto?
    Cumprimentos,
    LV

    Reply
  • Julho 16, 2020 at 11:18 am
    Permalink

    2) De que forma devemos interpretar a regra 13 i)? Não podemos enviar a bola contra o corpo do adversário em qualquer situação ou apenas algumas partes do corpo?
    3) Na regra 14 e) indica que os postes da rede são “rede”. Mantemos esta interpretação caso os postes estejam fora de campo (fora das quatro paredes – não regulamentar)?
    4) Regra 14 i): como melhor identificar o que é ou não “junção da parede com o solo” ?
    Cumprimentos,
    LV

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *